segunda-feira, 18 de maio de 2020

Catequese diária - 18/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 15,26–16,4a)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

Santo do dia: São Félix de Cantalício.


Por Pierre Puget - Fotografia própria, Rvalette, 2011-10-31, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17215436

São João I, papa.


Beata Blandina do Sagrado Coração.


De Desconocido - http://www.heiligenlexikon.de/BiographienB/Blandina_Merten.html, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1331534

Hoje celebramos o centenário do nascimento de São João Paulo II!


By Dennis Jarvis from Halifax, Canada - Luxembourg-5151 - Pope John Paul II, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66953469

"Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! E ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem 'o que é que está dentro do homem'. Somente Ele o sabe!
Hoje em dia muito frequentemente o homem não sabe o que traz no interior de si mesmo, no profundo do seu ânimo e do seu coração, muito frequentemente se encontra incerto acerca do sentido da sua vida sobre esta terra. E sucede que é invadido pela dúvida que se transmuta em desespero. Permiti, pois — peço-vos e vo-lo imploro com humildade e com confiança — permiti a Cristo falar ao homem. Somente Ele tem palavras de vida; sim, de vida eterna."
(São João Paulo II)

http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/1978/documents/hf_jp-ii_hom_19781022_inizio-pontificato.html

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades. #LaudatoSi5

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje recordamos a grande fé e o exemplo de #SãoJoãoPauloII; sentimos ecoar o seu apelo para escancarar as portas a Cristo, a não ter medo. Caminhemos felizes pelas estradas do mundo, seguindo as pegadas dos gigantes que nos precederam: nunca estamos sozinhos!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Há 100 anos o Senhor visitou o seu povo. Ele enviou um pastor. #SãoJoãoPauloII foi nosso pastor na oração, na proximidade ao povo, no amor à justiça que caminha junto  com a misericórdia.

Bento XVI escreve carta pelos 100 anos de nascimento de São João Paulo II

https://www.acidigital.com/noticias/bento-xvi-escreve-carta-pelos-100-anos-de-nascimento-de-sao-joao-paulo-ii-42569

"É precisamente a este Espírito da verdade que Jesus chama o Paráclito — e Parákletos quer dizer 'consolador', e também 'intercessor', ou 'advogado'. E diz que é 'um outro' Consolador, o segundo, porque ele mesmo, Jesus Cristo, é o primeiro Consolador, sendo o primeiro portador e doador da Boa Nova. O Espírito Santo vem depois dele a graças a ele, para continuar no mundo, mediante a Igreja, a obra da Boa Nova da salvação. Desta continuação da sua obra por parte do Espírito Santo, Jesus fala mais de uma vez durante o mesmo discurso de despedida, preparando os Apóstolos, reunidos no Cenáculo, para a sua partida, isto é, para a sua paixão e morte na Cruz."
(São João Paulo II)

http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_18051986_dominum-et-vivificantem.html

"Animados de um mesmo sentimento, os discípulos celebraram os louvores de Deus em todas as línguas, pois o Espírito trouxe a unidade aos povos separados e ofereceu ao Pai as primícias de todas as nações (At 2).
Foi também por isso que o Senhor prometeu enviar-nos um Paráclito que nos reconciliaria com Deus. Pois, tal como não se pode fazer massa com a farinha seca nem pão sem água, assim também nós, que éramos uma multidão, não poderíamos ser um em Cristo Jesus (1Cor 10,17) sem a água vinda do Céu. E, tal como a terra não frutifica a menos que receba água, também nós, que inicialmente éramos apenas madeira seca, nunca teríamos dado fruto vivo sem a chuva generosa vinda do alto."
(Santo Ireneu de Lyon)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel


By User:mAgul, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1841498

Nenhum comentário:

Postar um comentário