quinta-feira, 14 de maio de 2020

Catequese diária - 14/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 15,9-17)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.

11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.

16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

Santo do dia: São Matias, apóstolo.



São Miguel Garicoïts.



By Original uploader was Croberto68 at it.wikipedia - Transferred from it.wikipedia; transfer was stated to be made by User:Croberto68., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5124965

Beato Gil de Vouzela.



Por Gabrielsilva - Obra do próprio, GFDL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10258381

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que Deus tenha piedade de nós e detenha esta tragédia, esta pandemia e também outras pandemias: a da fome, da guerra, das crianças sem escola. E isto o pedimos como irmãos, todos juntos. #HumanFraternity #RezemosJuntos

"Foi Jesus quem te convidou a segui-lo como bom discípulo, a fim de que realizes a tua travessia pela terra semeando a paz e o gáudio que o mundo não pode dar. Para isso - insisto -, temos que andar sem medo à vida e sem medo à morte, sem nos esquivarmos a qualquer custo à dor, que para um cristão é sempre meio de purificação e ocasião de amar deveras os seus irmãos, aproveitando as mil circunstâncias da vida corrente."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-ponto-141.htm

"O que é verdadeiramente a amizade? Idem velle, idem nolle – querer as mesmas coisas e não querer as mesmas coisas: diziam os antigos. A amizade é uma comunhão do pensar e do querer. O Senhor não se cansa de nos dizer a mesma coisa: 'Conheço os meus e os meus conhecem-Me' (cf. Jo 10, 14). O Pastor chama os seus pelo nome (cf. Jo 10, 3). Ele conhece-me por nome. Não sou um ser anónimo qualquer, na infinidade do universo. Conhece-me de modo muito pessoal. 
(...)
A amizade não é apenas conhecimento; é sobretudo comunhão do querer. Significa que a minha vontade cresce rumo ao 'sim' da adesão à d’Ele.
(...)
Além da comunhão de pensamento e de vontade, o Senhor menciona um terceiro e novo elemento: Ele dá a sua vida por nós (cf. Jo 15, 13; 10, 15). Senhor, ajudai-me a conhecer-Vos cada vez melhor! Ajudai-me a identificar-me cada vez mais com a vossa vontade! Ajudai-me a viver a minha existência, não para mim mesmo, mas a vivê-la juntamente convosco para os outros! Ajudai-me a tornar-me sempre mais vosso amigo!"
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2011/documents/hf_ben-xvi_hom_20110629_pallio.html

"Qual foi a pregação dos apóstolos? Que revelação lhes fez Cristo? Eu diria que a melhor maneira de responder a estas perguntas é através das mesmas Igrejas que eles fundaram pessoalmente, pregando de viva voz e através dos seus escritos. Assim sendo, é incontestável que toda a doutrina que está de acordo com estas Igrejas apostólicas, mães e fontes da fé, deve ser considerada verdadeira, porque contém aquilo que as Igrejas receberam dos apóstolos, os apóstolos de Cristo e Cristo de Deus."
(Tertuliano)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário