segunda-feira, 4 de maio de 2020

Catequese diária - 4/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 10,11-18)

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.

Santo do dia: São Floriano.


By Francesco del Cossa - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=149612

Santa Antonina de Niceia.

Beato João Martinho Moye.


By Paralacre - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=30439887

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Neste tempo de quarentena, a família busca fazer tantas coisas novas, há muita criatividade para ir avante. Mas, às vezes, há também violência doméstica. #RezemosJuntos pelas famílias, para que continuem em paz com criatividade e paciência nesta quarentena.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Há ideias que causam divisão, por isso é mais importante a ideia do Espírito Santo que nos guia. Que o Senhor nos liberte das divisões e nos ajude a compreender este grande mistério de Jesus, que é o pastor de todos e Nele somos todos irmãos. #HomiliaSantaMarta

"Assim, suportando trabalhos, preocupações e fome, armadilhas dos fariseus e toda a espécie de perigos, anunciando o Reino de Deus, percorrendo cidades e aldeias, passando noites em oração e, sem Se deixar deter pelos murmúrios e o escândalo dos fariseus, mostrando-Se afável com os publicanos, Ele afirmava que tinha vindo a este mundo curar os doentes (cf Mt 9,12) e testemunhava um afeto paternal para com os penitentes, mostrando-lhes, aberto, o seio da misericórdia divina."
(São Boaventura)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"É por isso que, no Evangelho, nos aparece fatigado (Jo 4,5), porque Se fatiga por nós e promete dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20,28). E afirma que só o bom pastor age desta maneira. Que doador magnífico, que dá por nós o que de maior tem: a sua vida!"
(São Clemente de Alexandria)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/eu-vim-para-que-tenham-vida-e-tenham-em-abundancia/

"O trabalho da Igreja é em cada dia como um grande tecido que oferecemos ao Senhor, porque todos os batizados somos Igreja.
- Se cumprirmos - fiéis e entregados -, este grande tecido será formoso e sem falha. - Mas, se um solta um fio aqui, outro acolá, e outro mais além..., em vez de um belo tecido, teremos um trapo esfiapado."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-capitulo-8.htm

"A missão de Jesus diz respeito à humanidade inteira e, por isso, à Igreja é confiada uma responsabilidade por toda a humanidade, a fim de que ela reconheça Deus, aquele Deus que, por todos nós, se fez homem em Jesus Cristo, sofreu, morreu e ressuscitou. A Igreja jamais deve contentar-se com a plêiade daqueles que, num dado momento, ela alcançou e dizer que os outros estão bem assim: os muçulmanos, os hindus e assim por diante. A Igreja não pode retirar-se comodamente nos limites do seu ambiente. Ela tem a responsabilidade da solicitude universal, deve preocupar-se por todos e com todos."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20060507_priestly-ordination.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário