sábado, 9 de maio de 2020

Catequese diária - 9/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 14,7-14)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”

9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai?’ 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

Santo do dia: Santo Isaías, profeta.


By Cadetgray - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13329484

Santa Luísa de Marillac.


By Unknown author - stvincentimages.cdm, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35170945

São Pacômio.


Beato Benincasa de Montepulciano.

Beata Maria Teresa de Jesus (Carolina Gerhardinger).


By vuxi - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11672828

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A Igreja segue em frente entre as consolações de Deus e as perseguições do mundo. O Espírito Santo cria a harmonia da Igreja. O espírito mau destrói. Estejamos atentos para não confiar nos poderes temporais, mas em Jesus Cristo e no Espírito Santo. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No dia da comemoração de Santa Luísa de Marillac, #rezemosjuntos pelas irmãs vicentinas que há quase 100 anos trabalham aqui na Santa Marta e mantém o ambulatório em funcionamento.

"Desejando [Gertrudes] saber qual seria o fruto da atenção dos nossos pensamentos para Deus, foi-lhe mostrado que, pela meditação e a atenção dos seus pensamentos para Deus, o homem, por assim dizer, apresenta a Deus, diante do trono de glória, um espelho de um brilho magnífico, onde o Senhor contempla, com alegria infinita, a sua própria imagem, pois é Ele que inspira e orienta todas as realidades boas."
(Santa Gertrudes de Helfta)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Mediante a Encarnação acontece algo completamente novo. A busca do rosto de Deus passa por uma transformação inimaginável, porque agora é possível ver este rosto: é o rosto de Jesus, do Filho de Deus que se faz homem. (...)
O Cristianismo — afirma são Bernardo — é a 'religião da Palavra de Deus'; e não de 'uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo' (Hom. super missus est, IV, 11: PL 183, 86b). Na tradição patrística e medieval utiliza-se uma fórmula particular para expressar esta realidade: afirma-se que Jesus é o Verbum abbreviatum (cf. Rm 9, 28, com referência a Is 10, 23), o Verbo abreviado, a Palavra breve, abreviada e substancial do Pai, que nos disse tudo dele. Em Jesus, toda a Palavra está presente."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2013/documents/hf_ben-xvi_aud_20130116.html

"Deus é o mesmo de sempre. - O que falta são homens de fé; e renovar-se-ão os prodígios que lemos na Santa Escritura.
- 'Ecce non est abbreviata manus Domini'. - O braço de Deus, o seu poder, não encolheu!"
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-586.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário