quinta-feira, 28 de maio de 2020

Catequese diária - 28/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 17,20-26)

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

Santo do dia: São Germano de Paris.


Por Book of Hours, c. 1450-1460. Jean le Tavernier (illuminator). - http://saints.bestlatin.net/gallery/germanus_dutchms.htm, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1376279

Santa Helicônides.

São Paulo Hanh.

São Guilherme de Gellone.

Beato Lanfranco da Cantuária.


Beata Margarida Pole.

Beata Maria Bartolomeia Bagnesi.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Espírito Santo, quando O convidamos nas nossas feridas, unge as más recordações com o bálsamo da esperança, porque o Espírito é o reconstrutor da esperança.

"O perdão, a desculpa, o interesse sincero pelos outros, os pormenores de serviço na vida cotidiana - na família, na universidade, no lugar de trabalho, nos momentos de descanso, etc. - são oportunidades frequentes de tornar vivo o mandato do Senhor e de o fazer vida nossa."
(Monsenhor Fernando Ocáriz)

https://opusdei.org/pt-br/document/homilia-de-quinta-feira-santa-ninguem-esta-excluid/

"O movimento amoroso do bem, que pré-existe no bem, que é simples, que se move por si mesmo e provém do bem, regressa ao seu lugar próprio, pois não tem fim nem princípio. Tal movimento significa o nosso impulso perpétuo para o divino e a nossa união com Ele. Pois a união amorosa com Deus eleva-se e situa-se acima de qualquer outra união."
(São Máximo, o Confessor)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Se é verdade que o Senhor chama vigorosamente os seus discípulos a construir a unidade na caridade e na verdade; se é verdade que o apelo ecuménico constitui um convite urgente a reconstruir, na reconciliação e na paz, a unidade entre todos os cristãos, gravemente prejudicada; se é verdade que não podemos ignorar o fato de que a divisão torna menos eficaz a sacrossanta causa da pregação do Evangelho a todas as criaturas (cf.  Mc 16,15), como nos podemos subtrair à tarefa de examinar com clareza e boa vontade as nossas diferenças, enfrentando-as com a íntima convição que elas devem ser resolvidas?
A unidade que buscamos não é absorção nem fusão, mas respeito pela plenitude multiforme da Igreja que, em conformidade com a vontade do seu Fundador, Jesus Cristo, deve ser sempre una, santa, católica e apostólica. "
(Papa Bento XVI)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/para-que-assim-eles-estejam-em-nos-e-o-mundo-creia-papa-bento-xvi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário