domingo, 31 de maio de 2020

Catequese diária - 31/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 20,19-23)

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

SOLENIDADE DE PENTECOSTES


VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA A SANTA ISABEL


By Jacques Chereau - Fogg Art Museum, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64616047

Santo do dia: Santa Camila Batista de Varano.


Beato Mariano de Roccacasale.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Como gostaria que, como cristãos, fôssemos ainda mais unidos para testemunhar a misericórdia por uma humanidade duramente provada. Peçamos ao Espírito o dom da unidade, porque difundiremos fraternidade somente se vivermos como irmãos entre nós. #ThyKingdomCome

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #missão é resposta, livre e consciente, à chamada de Deus. Mas esta chamada só a podemos sentir, quando vivemos numa relação pessoal de amor com Jesus vivo na sua Igreja.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Olhemos a Igreja como faz o Espírito Santo, não como faz o mundo. O mundo vê-nos de direita e de esquerda; o Espírito vê-nos do Pai e de Jesus. O mundo vê conservadores e progressistas; o Espírito vê filhos de Deus. 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. #Pentecostes

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amen. #Pentecostes

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Precisamos que o Espírito Santo nos dê olhos novos, abra a nossa mente e o nosso coração para enfrentar o momento presente e o futuro com a lição aprendida: somos uma só humanidade. Ninguém se salva sozinho. Ninguém.

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
O PAPA FRANCISCO
PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2020

«Eis-me aqui, envia-me» (Is 6, 8)

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/papa-francesco_20200531_giornata-missionaria2020.html

"No Pentecostes, a Igreja é constituída não por uma vontade humana, mas pela força do Espírito de Deus. E é imediatamente claro como este Espírito dá vida a uma comunidade que é uma só e, ao mesmo tempo, universal, superando deste modo a maldição de Babel (cf. Gn 11, 7-9)."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080511_pentecoste.html

"O Espírito Santo age em toda a parte e em toda a parte toma a palavra. Certamente que o Espirito do Senhor foi dado aos discípulos antes da Ascensão, quando o Senhor lhes disse: 'Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos'. Mas, antes do Pentecostes, não se ouviu a voz do Espírito Santo, não se viu brilhar o seu poder. E o seu conhecimento não tinha chegado aos discípulos de Cristo, que não tinham sido confirmados na coragem, uma vez que o medo os obrigava ainda a esconder-se numa sala fechada à chave. A partir desse dia, porém, 'a voz do Senhor domina as águas, […] cria lâminas de fogo […] e todos exclamam: Glória!' (Sl 28,3-9)"
(Santo Aelredo de Rievaulx)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Como não dar graças a Deus pelos prodígios que o Espírito não cessou de realizar nestes dois milênios de vida cristã? O evento de graça do Pentecostes tem, com efeito, continuado a produzir os seus maravilhosos frutos, suscitando em toda a parte ardor apostólico, desejo de contemplação, empenho em amar e servir com total dedicação a Deus e aos irmãos. Ainda hoje o Espírito alimenta na Igreja gestos pequenos e grandes de perdão e de profecia, dá vida a carismas e dons sempre novos, que atestam a Sua ação incessante no coração dos homens."
(São João Paulo II)

http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/1998/documents/hf_jp-ii_hom_31051998.html

3 orações de São Josemaría Escrivá ao Espírito Santo:

https://opusdei.org/pt-pt/article/3-oracoes-ao-espirito-santo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário