sábado, 16 de maio de 2020

Catequese diária - 16/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 15,18-21)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

Santo do dia: São Simão Stock.



Santo André Bobola.



By User Irpen on en.wikipedia - http://www.bydgoszcz.jezuici.pl/strony/pikhp.htm, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1245456

São João Nepomuceno.



Beato Miguel Wozniak.

Novena pelas almas do Purgatório:

https://rosariopermanente.leiame.net/devocoes/almas/novena-almas/



Papa Francisco
@Pontifex_pt

O que é o espírito do mundo, do qual Jesus fala (Jo 15, 18-21)? É um modo de viver, uma cultura do efêmero que não conhece a fidelidade. Peçamos ao Espírito Santo a graça de discernir o que é mundanismo e o que é o Evangelho. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezemos hoje pelas pessoas encarregadas de sepultar os mortos nesta pandemia, também arriscando ser contagiadas. Sepultar os mortos é uma das obras de misericórdia. #RezemosJuntos

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Cuidemos da criação, presente de nosso bom Deus, o Criador. Celebremos juntos a Semana Laudato Si. #LaudatoSi5 

https://laudatosiweek.org/pt/activities-pt/

"O Senhor quis que nos alegrássemos, que rejubilássemos de alegria quando somos perseguidos (Mt 5,12), porque, com as perseguições, vem-nos também a coroa da fé (Tg 1,12); pois é nessa altura que os soldados de Cristo dão prova do que são e que os céus se abrem ao seu testemunho. Não pertencemos à milícia de Cristo para vivermos descansados e para repousarmos durante o serviço, sabendo que o Mestre da humildade, da paciência e do sofrimento pertenceu à mesma milícia antes de nós. E aquilo que nos ensinou, que Ele próprio foi o primeiro a cumprir e que nos exorta a cumprirmos também, Ele o sofreu antes de nós e por nós."
(São Cipriano de Cartago)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Ao considerarmos a dignidade da missão a que Deus nos chama, talvez possa surgir na alma humana a presunção, a soberba. Seria uma falsa consciência da vocação cristã aquela que nos cegasse e nos fizesse esquecer que somos feitos de barro, que somos pó e miséria. Na verdade, não há mal apenas no mundo, à nossa volta; o mal está dentro de nós e aninha-se no nosso próprio coração, tornando-nos capazes de vilanias e egoísmos. Só a graça de Deus é rocha forte: nós somos areia, e areia movediça."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-11.htm

"A verdade que nos torna livres não pode ser conservada só para nós; exige o testemunho, precisa de ser ouvida, e no fundo o seu poder de convencer provém dela mesma e não da eloquência humana nem dos raciocínios nos quais pode ser acomodada. (...) Na nossa época, o preço que deve ser pago pela fidelidade ao Evangelho já não é ser enforcado, afogado e esquartejado, mas muitas vezes significa ser indicado como irrelevante, ridicularizado ou ser motivo de paródia. E contudo a Igreja não se pode eximir do dever de proclamar Cristo e o seu Evangelho como verdade salvífica, fonte da nossa felicidade última como indivíduos, e como fundamento de uma sociedade justa e humana."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2010/september/documents/hf_ben-xvi_spe_20100918_veglia-card-newman.html

"Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna» (Jo 12, 25). Acabamos de escutar estas palavras de Cristo. Trata-se de uma verdade que, não raro, o mundo contemporâneo rejeita e despreza, fazendo do amor a si mesmo o supremo critério da existência. Todavia, as Testemunhas da Fé, que nesta tarde nos falam com o seu exemplo, não consideraram o seu interesse pessoal, o seu bem-estar ou a sua sobrevivência como valores superiores ao da fidelidade ao Evangelho. Apesar da sua debilidade, opuseram uma valente resistência ao mal. Na sua fragilidade, resplandeceu a força da fé e da graça do Senhor."
(São João Paulo II)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/se-o-mundo-vos-odeia-sabei-que-primeiro-odiou-mim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário