sábado, 2 de maio de 2020

Catequese diária - 2/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 6,60-69)

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

Santo do dia: Santo Atanásio de Alexandria.


Santo Antonino de Florença.


Por I, Sailko, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3829307

São José Maria Rubio Peralta.


Por Grentidez - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6698893

Novena pelas almas do Purgatório:

https://rosariopermanente.leiame.net/almas/novena-almas/


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Colhamos este momento da #pandemia como uma prova para preparar o amanhã de todos. Porque, sem uma visão de conjunto, não haverá futuro para ninguém.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A crise é um momento de escolha. Esta pandemia é um momento de crise social. Como reagir? Com a perseverança, o silêncio, com fidelidade a Deus às decisões tomadas antes. O momento de crise é como passar pelo fogo para se tornar fortes. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelos governantes que têm a responsabilidade de cuidar do seu povo, para que o Senhor lhes dê força e para que entendam que, nos momentos de crise, devem estar muito unidos pelo bem do povo, porque a unidade é superior ao conflito.

"Se souberdes, vós também, dizer 'sim' a Jesus, a vossa vida jovem encher-se-á de significado, e assim será fecunda."
(Papa Francisco)

https://www.a12.com/jovensdemaria/artigos/crescendo-na-fe/papa-francisco-envia-mensagem-para-a-jmj

"'A quem iremos nós, Senhor?' pergunta Pedro, querendo dizer: 'Quem nos ensinará como Tu os mistérios divinos?', ou ainda: 'Junto de quem encontraríamos melhor? Tu tens palavras de vida eterna!' Não são palavras intoleráveis, como dizem outros discípulos. Pelo contrário, são palavras que conduzem à realidade mais extraordinária de todas: a vida sem fim, a vida imperecível. Estas palavras mostram-nos realmente que devemos sentar-nos aos pés de Cristo, tomando-O como nosso único mestre, e mantendo-nos constantemente junto dele."
(São Cirilo de Alexandria)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Quem vive da fé pode encontrar a dificuldade e a luta, a dor e até a amargura, mas nunca cairá no desânimo ou na angústia, pois sabe que a sua vida tem valor, sabe para que veio a esta terra. Ego sum lux mundi - exclamou Cristo -; qui sequitur me non ambulat in tenebris, sed habebit lumen vitae: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha nas trevas, mas possuirá a luz da vida.

Para merecermos essa luz de Deus, precisamos amar, reconhecer humildemente a necessidade de sermos salvos, e dizer com Pedro: Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. E nós cremos e conhecemos que tu és Cristo, o Filho de Deus. Se agirmos assim de verdade, se deixarmos a chamada divina penetrar no nosso coração, também com verdade poderemos repetir que não caminhamos nas trevas, pois, por cima das nossas misérias e dos nossos defeitos pessoais, brilha a luz de Deus, como o sol brilha por cima da tempestade."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-45.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário