domingo, 3 de maio de 2020

Catequese diária - 3/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 10,1-10)

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Santo do dia: São Filipe e São Tiago menor.






By Jastrow - Own work, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2845668

Beato Eduardo José Rosaz.

Beata Maria Leônia (Alódia Paradis).

Beata Emília Bicchieri.



By Salvodif - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=58805804

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O domingo do Bom Pastor é um belo domingo, é um domingo de paz, de mansidão, de ternura, porque o nosso pastor cuida de nós. “O Senhor é meu pastor, nada me faltará” (Sl 22). 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelos muitos pastores que dão a vida pelos fiéis. Penso nos sacerdotes e também em outros pastores que cuidam bem das pessoas: os médicos. Que o exemplo desses pastores sacerdotes e pastores médicos nos ajude a cuidar do santo povo fiel de Deus.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos hoje pelas #vocações, invocando do Senhor o dom de bons operários para o seu Reino, com o coração e as mãos disponíveis ao seu amor. 

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA O 57º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
[3 de maio de 2020 - IV Domingo da Páscoa]

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/vocations/documents/papa-francesco_20200308_57-messaggio-giornata-mondiale-vocazioni.html

"Ah, Jesus, Bom Pastor, faz que eu ouça e reconheça a tua voz, que me liberta de tudo o que me impede de ser tua; faz-me repousar no teu seio, eu que sou a tua ovelha, que o teu Espírito tornou fecunda. E ensina-me a temer-Te; ensina-me a amar-Te; ensina-me a seguir-Te."
(Santa Gertrudes de Helfta)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A santidade da Esposa de Cristo sempre se demonstrou - como hoje continua a demonstrar-se - pela abundancia de bons pastores. Mas a fé cristã, que nos ensina a ser simples, não nos induz a ser ingênuos. Há mercenários que se calam, e há mercenários que pronunciam palavras que não são de Cristo. Por isso, se porventura o Senhor permite que fiquemos às escuras, mesmo em coisas de pormenor; se sentimos que a nossa fé não é firme, recorramos ao bom pastor, àquele que entra pela porta, exercendo o seu direito, àquele que - dando a vida pelos outros - quer ser, na palavra e na conduta, uma alma enamorada: talvez um pecador também, mas que confia sempre no perdão e na misericórdia de Cristo."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-34.htm



"Jesus põe em evidência de maneira muita clara esta condição fundamental, afirmando: 'Quem... sobe por outro lado, é um ladrão e salteador' (Jo 10, 1). Esta palavra, 'sobe', anabainei, em grego, evoca a imagem de alguém que escala um recinto para ir, ultrapassando, aonde legitimamentenãopoderia chegar. 'Subir' aqui pode-se ver também a imagem do carreirismo, da tentativa de chegar 'ao alto', de procurar uma posição por meio da Igreja: servir-se, não servir.
É a imagem do homem que, através do sacerdócio, quer tornar-se importante, ser uma personagem; a imagem daquele que tem em vista a sua própria exaltação e não o humilde serviço a Jesus Cristo. No entanto, a única subida legítima rumo ao ministério do pastor é a cruz. Esta é a autêntica ascese, esta é a verdadeira porta. Não desejar tornar-se pessoalmente alguém mas, ao contrário, servir o outro, servir Cristo e, assim, através dele e com Ele, colocar-se à disposição dos homens que Ele procura, que Ele quer conduzir pelo caminho da vida. "
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20060507_priestly-ordination.html

"O Pai enviou-O ao mundo para que fosse o pastor não só de Israel, mas da humanidade inteira. 
É de modo especial na Eucaristia que se torna sacramentalmente presente a obra do Bom Pastor, o qual, depois de ter anunciado a 'boa nova' do Reino, ofereceu em sacrifício a própria vida pelas ovelhas. A Eucaristia é, de fato, o sacramento da morte e ressurreição do Senhor, do Seu supremo ato redentor. É o sacramento em que o Bom Pastor torna constantemente presente o Seu amor oblativo por todos os homens."
(São João Paulo II)

http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/1998/documents/hf_jp-ii_hom_03051998.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário