quarta-feira, 6 de maio de 2020

Catequese diária - 6/05/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 12,44-50)

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

Santo do dia: São Pedro Nolasco.


São Lúcio de Cirene.

São Francisco de Montmorency-Laval.


Beata Ana Rosa Gattorno.


Beata Maria Catarina Troiani.

Intenção do Papa para este mês:

Rezemos para que os diáconos, fiéis ao serviço da Palavra e dos pobres, sejam um sinal vivificante para toda a Igreja

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #oração é o respiro da fé, é como um grito que sai do coração de quem crê e se entrega a Deus. A fé é ter as duas mãos ao alto, uma voz que clama para implorar o dom da salvação. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não é fácil viver na luz. A luz nos faz ver muitas coisas ruins dentro de nós: os vícios, a soberba, o espírito mundano. Mas Jesus mesmo nos diz: “Tenha coragem, deixe-se iluminar, porque o salvarei”. Não tenhamos medo da luz de Jesus! #HomiliaSantaMarta

"Existe, com efeito, uma visão em que contemplaremos a imutável substância de Deus, invisível aos olhos humanos, e essa visão, que só é prometida aos santos, é aquela a que o apóstolo Paulo chama um 'face a face' (1Cor 13,12); dessa visão, diz o apóstolo João: 'Seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal como Ele é' (1Jo 3,2); e o salmista: 'Uma só coisa peço ao Senhor e ardentemente a desejo: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida' (Sl 26,4). O próprio Senhor o diz: 'Eu o amarei e hei de manifestar-Me a ele' (Jo 14,21). É por essa visão que purificamos os nossos corações na fé, para pertencermos ao número dos 'puros de coração que verão a Deus' (Mt 5,8). Essa visão, e apenas ela, é o nosso supremo bem e é para a alcançarmos que temos o dever de fazer tudo o que fazemos de bom."
(Santo Agostinho)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Para nos expressarmos segundo o paradoxo da Encarnação, podemos dizer que Deus se conferiu um rosto humano, o de Jesus, e por conseguinte de agora em diante, se verdadeiramente queremos conhecer o rosto de Deus, devemos contemplar o rosto de Jesus! No seu semblante vemos realmente quem é e como é Deus!"
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060906.html

"Os nossos pecados foram a causa da Paixão: daquela tortura que deformava o semblante amabilíssimo de Jesus, perfectus Deus, perfectus homo. E são também as nossas misérias que agora nos impedem de contemplar o Senhor, e nos apresentam opaca e distorcida a sua figura.
Quando temos a vista turva, quando os olhos se toldam, precisamos de ir à luz. E Cristo disse: Ego sum lux mundi! (Jo 8, 12), Eu sou a luz do mundo. E acrescenta: Quem me segue não caminha às escuras, mas terá a luz da vida."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/via_sacra-ponto-6.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário